Desinteresse de moradores em reuniões condominiais

Quem resolve viver em um condomínio tem conhecimento que todas as regras são resolvidas em convenção, na reunião de condomínio. Entretanto, a tradicional reunião de condomínio geralmente não é muito frequentada por eles próprios. Segundo levantamento feito pela Lello, empresa que administra condomínios no Estado de São Paulo, a reunião de condomínio é ignorada por cerca de 70% dos moradores de prédios residenciais. Não existe muito esforço por parte doscondôminos em participar de tais reuniões, principalmente em assembleias gerais ordinárias, onde são discutidos temas importantes para o condomínio, como aprovação de orçamento e da previsão orçamentaria.

De acordo com a pesquisa feita, a maioria dos condôminos só aparecem nas reuniões de condomínios quando o assunto a ser tratador o afeta diretamente, como por exemplo no sorteio de vagas de garagem. É importante lembrar o seguinte fato: uma decisão tomada em assembleia é definitiva, os condôminos que não foram a reunião perdem o direito de opinar a respeito do que foi decidido e que foi assinado na ata, que tem valor jurídico.

Existem vários motivos alegados pelos moradores para não comparecerem as reuniões, os mais comuns são: brigas e discussões durante a reunião, o horário em que a reunião foi marcado e a falta de assuntos que batem com os interesses pessoais do condômino. Listamos algumas dicas para se obter uma maior participação dos moradores nas reuniões:

• Colocar em pauta temas importantes com os outros, que atraiam o interesse dos condôminos.

• Colocar em pauta apenas assuntos realmente importantes.

• Promover a interação e integração dos condôminos com eventos extras, além da reunião

• Acerte o horário. Marcar a reunião em um horário em que pelo menos a maioria dos condôminos esteja disponível para participar.

(Fonte: seucondominio.com.br)