Como evitar problemas nas obras no condomínio?

Todo e qualquer condomínio precisará passar por algum tipo de obra. Para não transformar esse momento em pesadelo são necessários diversos cuidados para evitar que os problemas com obras no condomínio tragam prejuízos ao patrimônio comum. Separamos hoje para você algumas dicas importantes para um bom começo das suas obras no condomínio.

1. Planejar

Durante o planejamento, deve ser adquirida a maior quantidade possível de informações sobre a obra a ser realizada e entender a sua finalidade. O ideal é contratar um especialista que gerencie alternativas técnicas, preços e prazos. Isso pode diminuir bastante os riscos.

2. Prever os gastos

Após definir qual a alternativa técnica a ser empregada e conhecido o custo aproximado do serviço, é hora de pensar como será o pagamento. Lembre-se que pagamentos à vista trazem margens mais generosas de negociação.

Se a obra for emergencial, manobrar dinheiro de fundos diferentes pode promover a capitalização necessária para o pagamento à vista. Desta forma, o rateio entre os moradores para cobrir o valor gasto na obra terá valores mais baixos.

3. Aprovar

O Código Civil, no seu artigo 1.348, define os tipos de obra em condomínios. Elas podem ser classificadas como: Necessárias, Úteis ou Voluptuárias.

Dependendo do que se pretende fazer, torna-se fundamental a chamada de assembleia extraordinária para aprovação da obra e seu respectivo custo. Nesse momento pode ser constituída uma Comissão de Obras que representará o interesse coletivo.

A partir disso, a empresa pode ser contratada para o início da obra. Porém, ao longo do seu desenvolvimento, podem ocorrer alguns desdobramentos inesperados. Esteja sempre atento!

Fonte: www.fibersals.com.br