Dicas para a manutenção da fachada do condomínio

A fachada é uma das partes mais importantes de um condomínio, seja para quem mora quanto para quem é investidor. Afinal, quem compraria um apartamento em um prédio com a fachada deteriorada?

Antes de fazer qualquer obra em seu condomínio, a contratação de um arquiteto é fundamental. No caso da manutenção da fachada, essa contratação tem necessidade legal. Isso porque o arquiteto contratado para fazer o projeto na época da construção do prédio pode ter direitos autorais sobre a obra. Por isso, fazer a obra sem consulta-lo pode ainda acarretar em um processo contra o condomínio.

Atualmente, são muitos os materiais que podem ser utilizados na fachada predial. Cada material requer um tipo diferenciado de manutenção. Por isso, contrate uma empresa especializada no material que compõe a sua fachada atual.

 A limpeza e a manutenção da fachada devem ser previstas desde o início. Em algumas regiões mais chuvosas, em prédios localizados em ruas não pavimentadas ou mesmo em regiões de terreno mais avermelhado, a limpeza do prédio deve ser mais frequente.

 Qual a frequência da manutenção da fachada do condomínio? Embora isso dependa muito do tipo de revestimento da fachada do prédio, a manutenção das áreas externas do prédio, em geral, é feita a cada três anos. Isso também depende da frequência da limpeza até então.

Outra dica importante é ficar atento à legislação. Em algumas cidades a limpeza e manutenção da fachada dos prédios são alvo da legislação municipal. Isso quer dizer que prédios que não estejam de acordo com os requisitos de limpeza e tempo de manutenção podem receber multas da prefeitura, além de ter que executar o serviço de forma imediata, em prazo determinado pelo órgão fiscalizador.