Sacada, varanda e terraço. Qual a diferença?

Os termos “sacada”, “varanda” e “terraço”, muitas vezes, são tratados  como sinônimos um do outro. A dúvida é quase generalizada. Entenda como identificar e quando usar cada um desses três termos:

 

Sacada

 

Presentes em sobrados e apartamentos, as sacadas são estruturas que "saltam" para fora do corpo da edificação, por isso, são mais fáceis de serem identificadas.

Diante dessa característica, não existe sacada em casa térrea. As sacadas geralmente estão ligadas a portas ou janelas de acesso tanto de áreas sociais quanto íntimas, como dormitórios.

 

Varanda

 

Comparada a uma sacada, a varanda é um espaço mais amplo, que funciona como a extensão de um apartamento ou casa (neste caso, localizada excepcionalmente no térreo). Normalmente é coberta e aberta.

Outro modelo que tem sido bastante difundido no mercado imobiliário é a “varanda gourmet”. É um local que possui todas as características elencadas acima, com o adicional de uma área equipada com churrasqueira ou cooktop, por exemplo.

 

Terraço

 

Já os terraços são ambientes descobertos que ficam na parte de cima de sobrados e apartamentos (neste caso, somente em coberturas). Além disso, o espaço comporta outras estruturas, como piscina e jardins.

 

As diferenças entre esses espaços existem e é importante saber distingui-los, principalmente, na compra/aluguel de um imóvel, ou mesmo para o síndico, na hora de cotar e descrever um serviço numa dessas áreas.

Retirado de: www.sindiconet.com.br