Manutenção de elevadores: mitos e verdades

Alguns assuntos que envolvem os elevadores são muito polêmicos dentro das reuniões de condomínio. A sua manutenção sempre é alvo de especulações sobre o que deve ser feito ou não. Veja alguns mitos e verdades sobre a manutenção dos elevadores.

  • Elevadores são os vilões no gasto de energia elétrica:

Depende.

Antigamente, os aparelhos de fato gastavam uma grande quantia de energia. Porém, hoje os elevadores são mais modernos e feitos com tecnologias que diminuem o custo mensal.

  • Manutenção de elevadores faz diminuir nos gastos com energia elétrica.

Verdade. Com manutenção eficiente, alguns condomínios relatam a economia de até 40% nas despesas com eletricidade.

  • Desligar um dos elevadores à noite gera economia.

Mito. Se há apenas um elevador disponível para os moradores e você desligar o outro, ele acabará fazendo o trabalho de dois equipamentos. Isso pode diminuir a vida útil do aparelho.

  • Sensores de luz ajudam a economizar energia.

Verdade. Luzes com sensores de presença nos elevadores podem oferecer uma diferença na conta de energia ao final do mês. A economia fica ainda maior se as lâmpadas utilizadas forem de LED.

  • Manutenção preventiva dos elevadores reduz gastos gerais.

Verdade. Um elevador com tudo em ordem gasta menos luz do que um equipamento que precisa trabalhar mais devido a problemas.

  • A manutenção deve ser feita pela mesma empresa que vendeu os elevadores ao condomínio.

Mito. O condomínio tem liberdade para contratar o serviço de manutenção de quem quiser. Às vezes, trocar de fornecedor gera economia.

  • Todo contrato de manutenção de elevadores precisa incluir os valores das peças de reposição.

Mito. É possível fazer um contrato de manutenção básica. Nesses casos, não é cobrado o valor das peças, apenas da mão-de-obra.

  • Qualquer empresa está apta para fazer a manutenção de elevadores em condomínios.

Mito. As prestadoras de serviço devem ser regulamentadas e ter concessão dada pela prefeitura e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Além disso, precisam contar com, ao menos, um engenheiro responsável.

É importante destacar que modernização de elevadores é diferente de embelezamento de elevadores. Modernizar significa melhorar o funcionamento do elevador. Embelezar é dar um trato estético no elevador, fazer uma modernização estética.

 

Fonte: Blog Towsq