Limpeza em Condomínio

O planejamento da limpeza e a conservação das áreas comuns devem incluir todos os locais que são frequentados pelos condôminos, porém cada espaço demanda sua própria rotina de limpeza para oferecer um aspecto sempre agradável e mais segurança para os moradores.

  • – HALL SOCIAL E DE SERVIÇOS

O hall de entrada é, sem dúvidas, um dos locais com mais circulação de pessoas. Entrada e saída de moradores, identificação e recepção de visitantes e, em alguns casos, sala de espera, praticamente todas as pessoas que têm acesso ao condomínio passam por ele.

Por esse motivo, a limpeza do piso precisa de uma atenção especial e deve ser feita com frequência. Tapetes e capachos nas entradas podem contribuir para a conservação do hall, mas eles contêm a poeira vinda da rua. O mesmo é válido para o hall de serviços.

O balcão da recepção também deve ser higienizado e, caso o hall social possua um lounge, ele deve estar sempre impecável para transmitir organização e conforto para todas as pessoas que chegam ao condomínio.

  • – ESCADARIAS E ELEVADOR

Os elevadores, além da manutenção periódica, precisam ser limpos com frequência. Afinal, os condôminos os utilizam todos os dias. Lembrando que espelhos, vidros e superfícies de inox devem ser higienizados com produtos apropriados para evitar manchas e outros danos.

As escadarias, embora sejam usadas com menos frequência que os elevadores na maioria dos prédios, também precisam estar sempre limpas e sem nenhum tipo de obstrução, evitando acidentes ou situações perigosas em uma emergência.

  • – ACADEMIA

Muitos moradores aproveitam a academia do condomínio para praticar exercícios e se manter em forma. Contudo, ninguém gosta de se exercitar em aparelhos sujos, empoeirados ou enferrujados, não é mesmo?

A manutenção e a limpeza adequadas dos aparelhos do espaço fitness não só melhoram a aparência dos equipamentos, como também prolongam a vida útil deles.

  • – PISCINA E SAUNA

No inverno, as piscinas externas normalmente são esvaziadas e cobertas com lonas. Antes de enchê-las novamente, o ideal é que os azulejos sejam esfregados e limpos para remover quaisquer resíduos. Nas estações quentes, quando são utilizadas com frequência, é preciso realizar a limpeza dos filtros e garantir o nível apropriado de cloro na água para mantê-la limpa.

Já as saunas precisam de limpeza frequente e regular para evitar o aparecimento de fungos e acúmulo de bactérias. Tanto o chão quanto as paredes e os bancos devem ser higienizados regularmente.

  • – SALÃO DE FESTAS

O salão de festas, normalmente, é de uso coletivo entre os condôminos, que devem reservar o espaço com antecedência para a realização de aniversários, jantares e outros tipos de celebração. O ideal é que a limpeza do salão seja realizada antes e depois dos eventos.

  • – BANHEIROS COMUNITÁRIOS

É recomendado que os banheiros localizados perto das piscinas e em outras áreas comuns do condomínio sejam limpos com frequência, com atenção especial para os vasos sanitários, que devem ser higienizados com álcool e água sanitária. Dessa forma, evita-se o surgimento de fungos.

  • – JARDINS

Os jardins do condomínio devem estar sempre limpos e livres de lixo. Manter a grama aparada também é essencial, pois o mato alto pode esconder animais peçonhentos, o que coloca em risco a segurança dos moradores. Além da manutenção frequente dos jardins, é importante disponibilizar latas de lixo nesses espaços, evitando que as pessoas joguem a sujeira no chão.

Retirado de: www.vivaocondominio.com.br

Link: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/limpeza-em-condominio