Qual a importância da manutenção de seu prédio

Você sabe o porque é tão importante realizar a manutenção periódica em ambientes prediais? Talvez nunca tenha parado para pensar, mas a realidade é que esse tipo de trabalho é fundamental, uma vez que é o responsável por cuidar do funcionamento de toda a infraestrutura de um edifício, com cuidados com os sistemas elétrico, hidráulico, segurança, incêndio, comunicação, etc.

De modo geral, por meio da manutenção é possível manter todos os serviços do prédio funcionando como se fossem novos.

Dentro desse contexto, é possível prezar pelos cuidados estruturais. Por exemplo, uma simples pintura periódica mantém o visual atrativo, ou por ações mais profundas como a troca de componentes para evitar uma pane elétrica do quadro de energia.

Tudo isso citado acima possibilita que o edifício seja preservado e a segurança esteja garantida. Essa ações conseguem gerar uma economia aos bolsos dos donos de lugares, uma vez que prevenir um problema tende a ser mais econômico do que solucionar um conflito já estabelecido.

Pensando nisso, trazemos um artigo para falar sobre a importância de fazer a manutenção de seu prédio. Preparado para adquirir os conhecimentos necessários?

Tenha seu próprio planejamento

Você não pode nem pensar em inaugurar um prédio sem antes ter um planejamento bem definido de manutenção predial. Isso se deve ao fato dela estar prevista no planejamento dos condomínios instituído pelos administradores. A título de curiosidade, a norma referente a essa obrigatoriedade é a NBR 5674/1999.

Dentro dessa norma, o planejamento precisa ser realizado com o objetivo de realizar uma inspeção técnica. Esse procedimento é focado em analisar os parâmetros responsáveis por assegurar resultados satisfatórios no funcionamento das edificações.

É importante salientar que ele deve ser feito por profissionais especializados e capacitados. Sim, eles precisam ser experientes o suficiente para realizar o controle de qualidade dos serviços e façam, assim, a análise.

Porém fique atento e não deixe passar nada! Todas as ações adotadas devem estar no cronograma feitos pelos administradores do condomínio.

Essa operação tem um custo eminente. Por este motivo é fundamental certificar-se de que possui toda a documentação necessária para fazer todas as manutenções, assim como o gerenciamento de contas do condomínio.

Inspecione tudo o que puder

Vamos lá! É fundamental que todas as funções oferecidas em um condomínio sejam inspecionadas, uma vez que é muito comum, com o passar do tempo, perder o desempenho inicial por conta da deterioração dos componentes.

E isso não se aplica somente em condomínios residenciais, viu? Em empresas que são instaladas em prédios, também precisam de atenção.

Por este motivo, uma ação importante que deve ser tomada é a inspeção de instalações hidráulicas (bombas, infiltrações, caixa d’água, caixas de passagem de esgoto e gordura). Além disso, é primordial que seja examinado os elevadores e a sala de máquina, assim como as instalações elétricas relacionadas.

Não podemos esquecer, em hipótese alguma, de verificar as instalações de gás. Nesse cenário, ainda mais se tratando de um sistema predial, é interessante inspecionar se os equipamentos de segurança estão funcionando adequadamente.

São inúmeras as ações que precisam ser realizadas. Uma delas, por exemplo, é a verificação da integridade da cobertura (componentes, vedações, fixações). Outra verificação que é fundamental dentro desse contexto é a referente à parte elétrica, como suas instalações.

Por fim, é importante que seja inspecionada as áreas comuns daquele local, como piscinas, salão de festas, churrasqueiras, saunas, etc. Termine esse processo efetuando a limpeza da fachada.


Trabalhe, sempre, com a periodicidade

Pode até parecer brincadeira, mas ainda existem pessoas que não têm conhecimento da importância da manutenção periódica. Por conta disso, é importante destacar que ela é fundamental para o bom andamento da vida dos moradores e para a saúde financeira das edificações.

Dito isso, é importante que o síndico do condomínio, junto aos gestores, precisam ficar atentos às questões legais e programar uma agenda de itens que devem passar por manutenção no condomínio.

Esse cenário é importante por conseguir desenvolver uma periodicidade de inspeção ao local. Desta forma, ele antecipa demandas, economiza, organiza sua gestão e valoriza o condomínio.

Todos os itens citados no tópico acima precisam de uma verificação periódica, uma vez que qualquer problema pode trazer grandes riscos à saúde de moradores e funcionários do local. Eles possuem periodicidade distinta, por isso é necessário que um profissional ou empresa experiente fique responsável pela função.

Dentro dos diversos segmentos, existem aqueles que devem contar com uma verificação diária, alguns demandam cuidados semanais, quinzenais, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Tudo dependendo da área que será analisada. Por exemplo, um para raio tem um período bem definido para que seja feito a manutenção que difere da inspeção de extintores de incêndio.

Faça a inspeção dos equipamentos tecnológicos

Bom, como citado anteriormente, realizar os planejamentos e manutenção de pontos importantes dentro de um condomínio é fundamental. É importante que seja previsto a inspeção e reparos de todos os componentes básicos. Porém, não podemos nos limitar apenas a eles: é importante que essa prática se aplique ao sistema tecnológico do condomínio.

Um exemplo muito comum dentro deste cenário são os equipamentos e os serviços de monitoramento da portaria. É importante que eles funcionem perfeitamente e, para tal, é necessário que seja feita a manutenção destes equipamentos.

Além disso, é importante que seja feita a verificação dos interfones e das câmeras de monitoramento deve ser parte da rotina dos profissionais encarregados pela recepção e segurança, assim como do próprio síndico.

Todas as prevenções e manutenções levantadas durante o artigo não são apenas para prédios e condomínios residenciais. Se você possui uma empresa de lona de caminhão que trabalha em uma torre predial, as regras são tão válidas quanto. Fique atento e invista em manutenção predial preventiva.

Fonte: Planeta Folha 

Retirado de: www.vivaocondominio.com.br